Histórico


O Fórum constitui uma instância para o debate, um colegiado de promoção, prevenção e proteção à segurança e saúde dos trabalhadores. Por meio da articulação de entidades e órgãos, ocupa considerável espaço no campo político institucional e desenvolve uma série de atividades que lhe conferem identidade. Além disso, reforça o compromisso das pessoas e entidades com o próprio Fórum, e desse com seus integrantes e com a sociedade.

A idéia de instalação de um fórum sobre saúde e segurança do trabalhador em Santa Catarina nasceu em maio de 2002, após uma palestra proferida nesta Procuradoria, pelo Dr. Herval Pina Ribeiro, sobre o tema LER/DORT.

O Ministério Público do Trabalho, ao final daquele evento, agendou com os representantes dos trabalhadores, membros do MPT e demais autoridades presentes, uma reunião, em que se discutiriam questões e propostas para viabilizar soluções para os problemas de meio ambiente de trabalho, no que tange à saúde e segurança do trabalhador, já vislumbrando a possibilidade de criação de um fórum de discussão e ação.

Após 5 (cinco) reuniões, em que as discussões foram ampliadas e amadurecidas, e se redigiu o Regimento, foi instalado o FÓRUM SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHADOR NO ESTADO DE SANTA CATARINA, em 25/03/2003. O evento contou com a participação de várias entidades, autoridades e convidados, inclusive com a presença do Procurador Geral do Trabalho, Guilherme Mastrichi Basso. Na oportunidade, 41(quarenta e uma) Entidades governamentais e não-governamentais integraram-se ao Fórum, assinando o Termo de Adesão e Compromisso.

Desde sua instalação, o Fórum Saúde e Segurança do Trabalhador no Estado de Santa Catarina já colheu muitos frutos.